BC é premiada mais uma vez em desenvolvimento socioeconômico

16 de dezembro de 2015

Balneário Camboriú é premiada mais uma vez pelo Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A cidade é a 4ª colocada no Estado com pontuação de 0.8594. Os dados foram divulgados essa semana pela Federação das Indústrias do Rio (FIRJAN) no estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios do Brasil. Desde 2009, BC já foi contemplada com 47 prêmios de instituições oficiais.

A pesquisa é realizada a partir de três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Em todas as três áreas de desenvolvimento Balneário Camboriú registrou altos índices, com destaque para a Saúde, que consolidou a pontuação de 0,9181. Isso se deve pelo cuidado com o bem-estar da comunidade, onde mulheres, crianças e idosos possuem unidades específicas de atenção médica. O Núcleo de Atenção a Mulher (NAM), por exemplo, registrou mais de 5 mil atendimentos apenas no primeiro semestre deste ano, possuindo mais de 20 mil pacientes cadastradas.

O Posto de Atendimento Infantil (PAI) realizou mais de 5 mil atendimentos no primeiro semestre de 2015 e possui mais de 16.600 usuários cadastrados. O município conta ainda com a Unidade de Atendimento 24 horas da Região Sul (PA da Barra). Desde 2010, ano em que foi inaugurado, registrou mais de 313 mil atendimentos, sendo 35 mil apenas nos seis primeiros meses de 2015. No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mais de 1.300 ocorrências foram atendidas no primeiro semestre de 2015.

O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) atende cerca de 7 mil pessoas por mês gratuitamente no Pronto Socorro, e aproximadamente metade destes cidadãos são oriundos de municípios da região. O HMRC realiza mais de 250 partos, mais de 3.300 exames de imagem e 12 mil exames laboratoriais por mês. No primeiro semestre de 2015 realizou mais de 42 mil atendimentos, mais de 4 mil internações, mais de 1.400 cirurgias e mais de 1.300 partos. Conta com 102 leitos ativos, sendo três para cada mil habitantes, estando acima da média nacional, de 2,5.

Na área da educação, Balneário Camboriú recebeu a pontuação de 0,8541. O município investe 30% de seu orçamento na educação, 5% acima do previsto por lei. Todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos estão matriculados na Rede Municipal de Ensino, que possui 26 Núcleos de Educação Infantil (NEIs), atendendo mais de 4 mil crianças de 0 a 6 anos e 17 Centros de Educação Municipal (CEMs), com mais de 10 mil alunos de 6 a 18 anos matriculados.

Além disso, oferece educação de jovens e adultos e promove parceria com universidades do Estado e da região. No ensino superior, 128 alunos estão matriculados para cada mil pessoas, sendo o dobro da média brasileira. Além disso, o município conta com o Projeto Oficinas, da Secretaria da Educação, que oferece atividades artísticas, esportivas, sociais e de qualificação profissional no contraturno escolar. Os professores se mantêm qualificados através da formação continuada.

Na área de Emprego e Renda, recebeu pontuação de 0,8060. De janeiro a junho de 2015, o  Sistema Municipal de Empregos (Sime) registrou 10.145 encaminhamentos para vagas de emprego com carteira assinada e 7.686 atendimentos. O resultado aponta aumento de 39% nos encaminhamentos e de 76% de cidadãos em busca de oportunidades, em relação ao ano passado. O número de encaminhamentos é maior do que das pessoas atendidas pelo Sime, pois as mesmas têm a oportunidade de escolher três vagas das disponíveis.

Criado no ano de 2008, é realizado com base nas estatísticas públicas oficiais, divulgadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo). O nível de cada município é dividido em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), médio (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento do município.

Segundo o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, "esta nova premiação afirma mais uma vez que estamos no caminho certo, nos objetivando a crescer cada vez mais e cuidando das pessoas, para que nosso município continue sendo destaque não apenas no Estado de Santa Catarina, mas a nível nacional e garantindo a qualidade de vida da população".

Prefeitura de Balneário Camboriú
Gabinete do Prefeito
Texto: Pedro Henrique Homrich (estagiário)
Foto: Arquivo PMBC
Assessoria de Comunicação: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu